top of page

O sucesso pela lente da Teoterapia.

Atualizado: 26 de jun. de 2023

O sucesso pela lente da Teoterapia.


Almejar, desejar buscar um padrão de vida pleno, entendendo ‘pleno’ pela ótica do equilíbrio é um processo. Sucesso não é somente correr atrás do sucesso na vida profissional, financeira, mas sobretudo focar na vida intrapsíquica.


Poucos se demoram em fazer uma auto análise de seus objetivos, e se consomem na correria diária em busca somente daquilo que é material, do que é mensurável, palpável.

O verdadeiro sucesso advém da introspecção sobre essa batalha interior entre o ‘Ser’ e o ‘Ter’.


As mídias, de maneira geral, enfatizam o ‘Ter’ como a maior proposta de sucesso, enquanto ´’Ser’ é praticamente relegado a um segundo plano, ou até ao esquecimento.

A proposta do cristianismo, vem como remédio para esse dilema, pois propõe que para alcançar essa plenitude de vida, o caminho passa inexoravelmente pela mudança de ‘mente’, ou seja, o padrão saudável de raciocínio, de pensamento.


James Allen, pioneiro do movimento Novo Pensamento, filósofo e escritor britânico (28/11/1864 - 24/01/1912) publicou em 1913 o livro ‘Você é aquilo que pensa’ que mudou sua trajetória de vida. Esse trabalho foi elaborado a partir do texto bíblico em Provérbios capítulo vinte e três, parte ‘a’ do verso sete, que diz; ‘Porque ele é tal quais são os seus pensamentos: Come e bebe, te diz ele, mas o seu coração não está contigo’.


Outra orientação para uma vida abundante de real sucesso, está no texto bíblico em Romanos capítulo doze, verso dois; ‘Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus’.


A bíblia é o maior referencial de terapia que conhecemos, visto seu conteúdo versar constantemente sobre não somente a cura do corpo, mas de forma clara também, a cura dos sentimentos e emoções, a partir do gerenciamento dos pensamentos.


Termos em Filipenses capítulo quatro, versos seis a sete, um perfeito antídoto para o mal desse século, o estresse, que é o precursor da depressão, onde declara; ‘Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.


A paz, descanso, refrigério, é tudo que o ser humano precisa para vencer as terríveis batalhas interiores, que não sendo debeladas a tempo, produzirão feridas emocionais, que podem, como consequência, gerar sequelas de difícil solução.


Finalizando, o verso oito, mostra a forma de prevenção da depressão, que vem como fruto do estresse crônico, e se estabelece através de ciclos periódicos de pensamentos nocivos, então temos a declaração; ‘Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai’.


Entenda, creia, pratique, e, viva melhor!


Ubirajara Coutinho

Especialista

ABT 1.0009-PR

67 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page