top of page

Olá, tudo okey?

Um encontro com um amigo, conhecido, junto do aperto de mãos a famosa pergunta retórica, uma interrogação que não tem como objetivo obter uma resposta, pois nos dias de hoje muita gente não quer emprestar seus ouvidos as lamúrias que estão acontecendo com o outro e muito mais as crises mundiais.


Já pensou em responder a essa pergunta de maneira bem sincera, com todas as nuances que lhe advém? Estamos saindo do hospital, do pronto-socorro e a pergunta chega “está tudo okey?”, a resposta mais obvia seria “_não né, estava em tratamento de uma enfermidade” ou “_agora estou, mas passei uns perrengues lascados”.


Jesus andou na terra como um ser humano, considerando, tudo o que Ele mesmo sofreu quando tentado, é capaz de socorrer todos aqueles que semelhantemente estão sendo atacados pela tentação em qualquer área de sua vida. Não vemos nenhuma murmuração por parte de Jesus, se queixando, reclamando, ou qualquer outra situação negativa que Ele se possa ter passado.


Eric Berne, criador da Análise Transacional, desenvolveu o conceito de "o.k.-ness" (ou “okeidade", como também é conhecido em português) para descrever a medida em que uma pessoa se aceita e se sente aceita pelos outros.


A okeidade é uma medida de bem-estar psicológico e pode ser influenciada por uma série de fatores, incluindo a autoestima, a autoimagem e as experiências de vida. Quando uma pessoa se sente bem consigo mesma e acredita que é aceita pelos outros, ela tem uma alta okeidade. Por outro lado, se ela se sente mal consigo mesma ou acredita que não é aceita pelos outros, sua okeidade é baixa.


Ele ainda sugere que, quando uma pessoa tem uma baixa okeidade, ela pode ser mais vulnerável a problemas emocionais e comportamentais, como ansiedade, depressão e comportamentos autodestrutivos. Por outro lado, quando uma pessoa tem uma alta okeidade, ela pode ter mais resiliência emocional e ser mais capaz de lidar com os desafios da vida.


Berne acreditava que, para mudar e melhorar suas vidas, as pessoas precisavam primeiro entender como funcionam suas próprias mentes.


A comunicação e a interação entre as pessoas é um dos segredos que deveríamos descobrir, pois por meio da análise dessas interações, as pessoas poderiam aprender a identificar padrões de comportamento negativos e substituí-los por comportamentos mais saudáveis.


Além disso usando as duas irá ajudar as pessoas a melhorarem suas relações interpessoais. Muitos dos conflitos e problemas nas relações eram causados por comunicações ineficazes e padrões de comportamento negativos. Ao aprender a se comunicar de forma mais clara e a se relacionar de maneira mais saudável, as pessoas poderiam melhorar suas relações e ter uma vida mais satisfatória.


Deveríamos ajudar as pessoas a compreenderem melhor suas próprias emoções e comportamentos, bem como a melhorarem suas relações interpessoais, a desenvolverem habilidades para lidar com os desafios da vida de maneira mais saudável e construtiva.


José, filho de Jacó: José passou por muitas dificuldades em sua vida, incluindo ser vendido como escravo por seus próprios irmãos e ser preso injustamente. No entanto, em todas as situações, ele manteve uma atitude positiva e confiante, acreditando que Deus estava com ele e que tudo acabaria bem. Mesmo quando teve a oportunidade de se vingar de seus irmãos, ele escolheu perdoá-los e mostrar-lhes bondade. Sua alta okeidade o ajudou a superar as adversidades e a manter uma atitude positiva, mesmo em circunstâncias difíceis.


Jó é conhecido por sua paciência e confiança em Deus, mesmo quando enfrentou inúmeras perdas e sofrimentos. Ele perdeu sua família, sua riqueza e sua saúde, mas nunca desistiu de sua fé em Deus. Ele continuou a acreditar que Deus tinha um plano para sua vida e que tudo acabaria bem. Sua alta okeidade o permitiu superar as adversidades e permanecer fiel a seus valores e crenças.


Rute é um exemplo de alta okeidade que a ajudou a superar os desafios e a mostrar amor e cuidado aos outros, mesmo em circunstâncias difíceis, manteve sua lealdade e amor incondicional. Ela escolheu permanecer ao lado de sua sogra Naomi, mesmo quando sua própria vida estava em jogo. Ela se mudou para uma terra estrangeira e trabalhou duro para fornecer comida e sustento para ela e sua sogra. Ela também se casou com um parente próximo de Naomi para garantir que o nome de sua família continuasse.


Jesus nosso maior exemplo, o exemplo supremo de alta okeidade, pois ele mostrou amor, compaixão e perdão, mesmo aqueles que o traíram ou o machucaram. Ele ensinou que todas as pessoas são amadas por Deus e que devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Mesmo quando foi crucificado, Jesus não mostrou raiva ou ressentimento, mas sim orou por seus agressores. Sua alta okeidade o permitiu enfrentar as dificuldades da vida com coragem e amor, e ajudou a inspirar outros a fazerem o mesmo.


Desejo a todos uma ótima semana na Graça.


Valcelí Leite - Nascido em Assis, São Paulo, e atualmente residente em Marília há doze anos, brasileiro. Ele tem sido presidente da ABRATHEO desde 2023 até o presente. Possui graduação em Fisioterapia e é pós-graduado em Acupuntura pela CEATA. Também possui pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica pela Faculdade Iguaçu-PR, Cognitive Behavioral Therapy pelo CBI/Miami-US e Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro Universitário Celso Lisboa/RJ. Além disso, possui um MBA em Teoterapia e Competência Emocional pela Adverbum/PR. Atualmente, atua como Teospicoterapeuta, trabalhando com casais e famílias que enfrentam problemas temporários e precisam de orientação. Ele ministra palestras em todo o Brasil, abordando temas como Educação de Filhos, Internet: um território a ser descoberto pelos pais, Vida Conjugal e A ciência do bem-estar - Evitando a Ansiedade. Anteriormente, ele ocupou o cargo de Superintendente na instituição filantrópica I.E.A.R.C. por 17 anos, onde implantou e gerenciou filiais da instituição em várias regiões do Brasil. Possui experiência na gestão de treinamento de liderança, formação de equipes e palestras motivacionais em quatro estados brasileiros e mais de 30 cidades. Ele também participou e apresentou vários programas de rádio e TV em São Paulo e Salvador. Em Assis, ele implantou uma rádio comunitária e também produziu e gerenciou eventos de grande porte, com mais de 800.000 pessoas, cuidando da divulgação e contratação de prestadores de serviços para esses eventos.

ABT 1.0010-SP

YouTube: @ValceliLeite

Instagram: @ValceliLeite, @Theoterapia

Facebook: ValceliLeite


30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page