top of page

Os efeitos negativos na vida adulta dos filhos de mães narcisistas.

Atualizado: 6 de fev.

O que é uma mãe narcisista?

Uma mãe narcisista é uma mulher que sofre de Transtorno de Personalidade Narcisista, um distúrbio que a faz se sentir superior, exigir admiração constante e ter falta de empatia pelos outros. Uma mãe narcisista pode prejudicar a saúde mental dos seus filhos, pois ela os trata com abuso, manipulação, chantagem e inveja. Ela também pode competir com eles, mentir para eles e fingir ser uma mãe amorosa.




 

Quais são os efeitos negativos na vida adulta dos filhos de uma mãe narcisista?

Os filhos de uma mãe narcisista podem sofrer com vários problemas na vida adulta, como:

- Baixa autoestima: eles podem se sentir inseguros, inferiores e indignos de amor e respeito, pois cresceram ouvindo críticas, humilhações e rejeições de sua mãe.

- Dificuldade de relacionamento: eles podem ter medo de se envolver emocionalmente com outras pessoas, pois temem ser abandonados, traídos ou manipulados, como aconteceu com suas mães. Eles também podem desenvolver dificuldade de estabelecer limites, expressar suas necessidades e opiniões, e confiar em si mesmos e nos outros.

- Ansiedade e depressão: eles podem se sentir ansiosos, tristes e vazios, pois não receberam o afeto, o apoio e a validação que precisavam de suas mães. Eles também podem se sentir culpados, envergonhados e confusos, pois não entendem o que fizeram de errado para merecer tal tratamento ruim de suas mães.

- Perfeccionismo e auto exigência: eles podem se cobrar excessivamente para atingir padrões irreais de sucesso, beleza e comportamento, pois acreditam que só assim serão aceitos e amados por suas mães. Eles também poderão se sentir frustrados, insatisfeitos e ansiosos quando não conseguirem alcançar esses objetivos.

 - Síndrome do impostor: eles podem duvidar de suas capacidades, qualidades e realizações, pois foram ensinados a se desvalorizar e a se comparar negativamente com os outros pela sua mãe. Eles poderão desenvolver um medo de serem expostos como fraudes, incompetentes ou indignos.

 

Qual é o processo para cura destes efeitos?

 A cura interior dos efeitos de uma mãe narcisista é um processo longo e complexo, que envolve reconhecer, compreender e superar as feridas emocionais causadas por uma mãe narcisista. Algumas etapas desse processo curativos são:

- Buscar ajuda profissional: é importante procurar um psicólogo, um psiquiatra, um terapeuta ou outro especialista em saúde mental que possa oferecer um tratamento adequado para os problemas decorrentes de uma mãe narcisista. Os profissionais irão ajudar os filhos a identificar e modificar os padrões de pensamento, sentimento e comportamento que os prejudicam, e ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento, autoconhecimento e autoestima.

- Buscar apoio social: é essencial contar com o apoio de pessoas que possam oferecer amor, compreensão e respeito aos filhos de uma mãe narcisista. Essas pessoas podem ser familiares, amigos, parceiros, colegas ou grupos de apoio que tenham vivido experiências semelhantes. O apoio social pode ajudar os filhos a se sentirem acolhidos, valorizados, pertencentes, e a romper o isolamento, a solidão e a vergonha que  suas mães lhes impuseram.

- Estabelecer limites: é necessário definir e comunicar claramente os limites que os filhos desejam ter com  suas mães narcisistas, para proteger a sua saúde mental e emocional. Esses limites podem variar de acordo com a situação e a vontade dos filhos, e podem incluir reduzir ou cortar o contato, ignorar ou confrontar as provocações, recusar ou aceitar os favores, e assim por diante. O importante é que os filhos respeitem os seus limites e não se deixe manipular ou intimidar por suas mães.

- Perdoar a si mesma: é fundamental que os filhos se perdoem por qualquer sentimento ou ação que eles possam ter tido em relação à suas mães narcisistas, como raiva, ódio, medo, culpa, vergonha, tristeza, amor, esperança etc. Esses sentimentos são normais e compreensíveis, e não significam que estes filhos sejam maus, fracos ou ingratos. Os filhos devem se perdoar por terem sido vítimas de uma mãe narcisista, e por ter tentado sobreviver da melhor forma possível.

- Perdoar a sua mãe: é opcional que os filhos perdoem as suas mães narcisistas, pois isso depende da sua vontade, da sua fé e da sua visão de mundo. É valido lembrar que o perdão não significa esquecer, aceitar ou concordar com o que sua mãe fez, mas sim liberar o ressentimento, a mágoa e a dor que a mãe causou, é abrir mão de que as coisas poderiam ser diferentes. O perdão pode ser um ato de amor-próprio, de libertação e de paz para os filhos, mas também pode ser um ato de compaixão, de compreensão e de reconciliação para a mãe. O importante é que os filhos façam o que for melhor para eles, e não para  suas mães, haja vista que o foco das necessidades supridas em terapia seja dos filhos e não da mãe.

 

Conclusão:

Ter uma mãe narcisista é uma experiência traumática que pode deixar marcas profundas na vida adulta dos filhos. No entanto, é possível curar essas marcas e viver uma vida plena, feliz e saudável. Para isso, é preciso buscar ajuda profissional, apoio social, estabelecer limites, perdoar a si mesmo e, se quiser, pode  perdoar a sua mãe, o processo terapêutico é uma ótima opção para quem deseja vencer os efeitos traumáticos ocasionados pelo transtorno narcisista de um familiar, quer seja mãe, pai, tio, avós ou até mesmo profissionais da educação, cônjuges que passaram ao longo do tempo por suas vidas. Através do relaxamento terapêutico, com o auxílio do Espírito Santo, torna-se possível desentranhar as raízes das dores mais profundas, ocultas em nosso inconsciente, iluminando as trevas densas existentes dentro de nós. É valido ressaltar que os filhos de uma mãe narcisista são sobreviventes, guerreiros e vencedores, e merecem todo o amor, respeito São dignos de toda a felicidade do mundo. Não se limite mais por conta de seus traumas; busque ajuda profissional e desfrute de sua nova jornada rumo ao seu novo EU SAUDÁVEL integral.


Flaviane Pereira

Terapeuta Capilar

50 visualizações0 comentário
bottom of page