top of page

Sonhos - Autenticidade

Atualizado: 6 de fev.

“Com a rotina exaustiva, muitas vezes, negligencia-se os sonhos e assim, a capacidade de sonhar vai se esvaindo.” Frase de um dos personagens do filme Fitzcarraldo (1982). Nosso dia a dia é apenas uma ilusão que esconde a realidade dos sonhos. Ser você mesmo é um conselho que ouvimos de muitas pessoas, mas será que é tão fácil assim?





A autenticidade é um dos caminhos que leva a uma vida de maior satisfação. Segundo Dan Collisom, autenticidade é quando o que está dentro de você é o que sai, o que se exterioriza em você. Isso inclui os pensamentos, desejos, sentimentos, necessidades e verdades. A autenticidade é sobre honestidade e transparência, ser verdadeiro e gentil consigo mesmo. É sobre não vestir máscaras ou não ser o que você não é, nem para os outros, nem para você. Para a professora e pesquisadora Brené Brown da universidade de Houston, não há como alcançarmos nossos objetivos de forma plena enquanto não aceitarmos quem realmente somos, abraçando nossas dúvidas e inseguranças.


A autenticidade manifesta quando agimos de acordo com o nosso “EU” verdadeiro, saudável. Existem camadas profundas para atingir a autenticidade, porém é possível observar alguns sinais para saber se está a caminho de sua versão genuína. As pessoas autênticas são aquelas que:

1. Tomam decisões de maneira assertiva, baseando-se nas próprias expectativas e referências;

2. Arriscam-se pelo que acreditam;

3. Sabem ouvir e expressar opiniões.

4. Possuem e / ou buscam desenvolver o autoconhecimento.

5. Dizem a verdade com respeito e assumem as consequências.

6. Sabem filtrar opiniões.

7. Valorizam-se e se autoafirmam.


Seja você mesmo, os outros já existem – parafraseando Oscar Wilde. A decisão de ser mais autêntico que impulsiona positivamente a lealdade a si mesmo. Não se importe com que os outros pensam, pratique a autoaceitação, tenha amor próprio, conheça-se para aproveitar ao máximo sua personalidade. “Se você deixar de ser você mesmo, Deus sentirá saudade de você.” Dr. Silas Barbosa, teopsicoterapeuta.


Ser você mesmo pode deixar de ser um sonho e se tornar uma realidade bem-viva. “[...] planeje cada passo que o conduzirá ao seu objetivo e lute tenazmente por eles.” Cézar Souza no livro “Você é do tamanho dos seus sonhos” p. 26. Sonhar em ser você mesmo é o primeiro passo para se alcançar a autenticidade, porém é bom ressaltar que sonhar não é o suficiente. Uma vez que se definiu o sonho, onde quer chegar, agora é hora de se fazer as escolher certas e a estratégia é: coragem de dizer “não”. Dizer não aos impulsos, as emoções, os pensamentos, as atitudes que não condizem com o propósito definido que é a busca da sua autenticidade. “A resposta para os nossos desafios não reside em técnicas enfeitadas, mas em atitudes perante a vida.” Cézar Souza no livro “Você é do tamanho dos seus sonhos” p. 36


“Sonhar é altamente contagioso. Uma pessoa pode passar seus sonhos a muitas pessoas inspirando-as a buscar o mesmo alvo.” David A. Seamands no livro “Realize seus sonhos p. 13.


Não estou aqui fazendo referência aos sonhos que temos durante o sono e sim a imagem que se forma na tela da nossa mente, colocando diante de nós certas metas a serem alcançadas e nos movendo em direção as mesmas.


Richard Baxter, o grande teólogo puritano juntou dois termos comuns que são “imaginação” e “engenheiro” e formou o terceiro termo: “imagenheiro”. Ele prossegue dizendo que o sonho gera em nós um grande poder interior, uma força propulsora que, como disse o apóstolo Paulo, nos faz prosseguir para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus... Para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:12-14


A teoterapia é um norte, uma direção para aqueles que não conseguem se encontrar e muito menos desenvolver a autenticidade, que nada mais é do que ser quem o criador criou para ser: uma edição melhorada de nós mesmos – Dr. Silas Barbosa, teopsicoterapeuta. Para a realização do sonho de ser uma pessoa autêntica é necessário reconhecimento, que necessitamos de ajuda no alinhamento das estratégias e o caminho a ser trilhado. Para isso, nada mais indicado do que ferramentas teopsicoterapêuticas. “Antes de tomar qualquer atitude, pergunte-se: isso me convém? Dica de ouro do teopsicoterapeuta Jorge Andrade. “Lembre-se, não se sentir pronto para iniciar uma mudança é normal, pois os desafios sempre virão” outra dica de ouro do teopsicoterapeuta Valcelí Leite, presidente da ABRATHEO.


Para o autor do livro “Você é do tamanho dos seus sonhos”, essas dicas são de extrema relevância para concretização de sonhos:

1. Determinação e perseverança

2. Criatividade e inovação

3. Não acomodação

4. Coragem e ousadia

5. Foco, foco, foco

6. Disciplina com detalhes

7. Desenvolver parcerias

8. Estar preparado para ter sorte

9. Inspirar pelos valores

10. Paixão


A teoterapia trabalha de forma bem objetiva e direta todos esses dez pontos. Quando o autor fala sobre “desenvolver parceria”, a teoterapia foi a melhor parceria que fiz em minha vida. A teoterapia é vinculada a parcerias que lhe são fundamentais para seu avanço “as vassouras”, como diz nosso mestre, o doutor Silas Barbosa. Porém, as duas maiores parcerias que distinguem a teoterapia das demais terapias é o poderoso Espirito Santo e a palavra de Deus. Ninguém é mais habilitado a realizar o sonho da autenticidade do que o Espírito Santo.


Márcia Souza

Aluna de Teoterapia

51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page